segunda-feira, 4 de abril de 2011

AO MESTRE COM CARINHO!!

Quem é do século passado, provavelmente deve ter assistido à esse clássico filme: TO SIR WITH LOVE com Sidney Poitier vivendo um professor negro lecionando e vivendo na Inglaterra, cheia de preconceitos e até nos retrata sobre "Bullying" tão falado em nossos dias, pois a sala de aula dele é só com alunos que já possuem um passado de reprovação e expulsão de outras instituições.
Esse filme foi um marco no cinema internacional e para a juventude da época um exemplo do que é ética, amizade e respeito, mas é possível que muitos professores possam ter se inspirado nas atitudes desse professor em relação aos seus alunos. Ele não precisou de fórmulas mirabolantes, nem de roteiros pedagógicos e muito menos precisou de psicólogos com seus conselhos. Ele só mostra a sua experiência de vida, suas atitudes perante a sociedade, pois os alunos  logo serão adultos e por isso precisam estar preparados para enfrentar seus problemas do dia a dia e na vida.
Ele também fala sobre higiene pessoal, cuidados com a forma de interagir com os colegas e com os seus superiores, sem violência. Ele consegue trazer para si os alunos mais rebeldes. Um forma tão simples de se dar aula, pois na verdade a aula é só um bom pretexto para que professores e alunos se entendam, se respeitem e aprendam uns com os outros. O professor aborda sexualidade, deveres e até ensina os alunos a cozinhar.
Será que o que falta em nossas escolas é justamente a simplicidade para se dar aula? Trazer o jovem para perto do professor e deixar que ele coloque suas dúvidas em relação à vida; cada ser tem sua própria história e será que nesses desabafos não estará a solução para tantos problemas?
É claro que também tem que haver a participação da família nesse contexto e a escola tem por dever trazer os pais até ela e assim formar uma corrente do bem em prol de nossos jovens, tão perdidos em si mesmos, tão desalentados, tão rotulados e sem ser ouvido, de fato, por ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário