quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PAÍS RICO É PAÍS COM BOA EDUCAÇÃO!


Nossa presidente falou pela primeira e falou sobre a melhora na educação, ponto alto de sua campanha e esperamos seja verdadeira a intenção e a confirmação de que a educação é que faz de um país, um país com grandeza, onde seus cidadãos aprendam a exercer sua cidadania de maneira consciente.
A formação e a especialização de professores, bem como ter escolas equipadas, modernas que façam os alunos terem prazer em frequentar as aulas seria um sonho para todos. Formar bem um povo é dever do Estado, mas as famílias têm importante papel nesse processo: acompanhando, incentivando, cuidando e até participando do ambiente escolar como forma de garantir o pleno aprendizado e em casa participar das atividades escolares e formar bons cidadãos. Ter filhos é muito fácil, mas quando chega nessa hora, de acompanhar, de cuidar já é um dever das escolas. Essa maneira simplista de muitos pais ao enxergar a escola como a fonte do saber, do comportamento, do respeito, o que não é verdade. A parceria escola-família é crucial na formação de uma nova geração. O professor, na maioria das vezes, passa a ser o TIO (forma que entendo errada, porque ele é autoridade dentro da classe e não um TIO que passa a mão na cabeça das crianças e se igualando a elas.
Todo esse comprometimento, tenho certeza, será fundamental para termos crianças e jovens seguros e não o que vemos hoje: jovens pichadores agredindo o património e particular sem que nada lhes aconteça; jovens sendo levadas à prostituição, muitas vezes pelas mãos dos pais. o crack invadindo o ambiente juvenil, famílias desestruturadas, gerando bandidos cruéis.
Tanto o Prouni como o SISU e o ENEM devem ser revistos para não acontecer o que vem acontecendo nos anos anteriores, deixando nossos jovens literalmente a "verem navios".
O que nos resta é torcer para que realmente seja feita uma revolução na educação. 
Um país rico é um país bem educado e a riqueza é a consequência disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário