sexta-feira, 8 de abril de 2011

BULLYING, PRECONCEITO OU SÍNDROME DO PRÍNCIPE

SOMOS TODOS IGUAIS E DIFERENTES
RESPEITAR SEMPRE!



Assim que o homem colocou o pé na Terra já se começou o deboche que hoje é chamado de "Bullying" e suas diversas formas para rir, debochar dos seus pares , não é novidade para ninguém que faz parte da índole humana tais atitudes e o primeiro lugar onde as crianças  vão sentir  esses ataques é na escola junto a  outras crianças que esse tipo de agressão ocorre com mais frequencia, não que dentro do seio familiar ela também não sofra tais agressões.
A criança, salvo exceções, é insegura e só o tempo fará dela uma pessoa com atitude diante  das diversas situações que ocorrerão na vida,  porém é preciso estar muito atento às influências que a criança sofre .
Pais que não costumam se interessar pela vida escolar e social de seu filho, passem a observar.  Se ele demora a aprender algo, não o recrimine, não o rebaixe e nunca diga que é incompetente, pois ele pode sofrer dislexia, hiperatividade e até mesmo estar precisando de óculos.
Se é uma criança gordinha,  se é muito magra, se anda de forma diferente, se os dentes estão crescendo de forma correta, tudo isso faz parte das obrigações familiares. Não deixe seu filho para depois ou que a professora tenha que lhe chamar atenção sobre os problemas de seu filho. Não espere seu filho ser agredido nem passar por humilhações. Vá atrás e faça de seu filho uma criança plena e feliz.
Se for o caso busque ajuda profissional , faça-o sentir que é amado e que causa interesse por parte da família.
Pais e mães, que hoje sofrem com a falta de tempo, arrumem um momento para estar com seus filhos e lhes dê amor e carinho. Só isso.
Agora fica um  alerta também para saber se o seu filho tem o costume de rir e debochar dos colegas e observe suas atitudes porque também aí é sério, pois se desenvolve uma criança egoísta, encrenqueira e pior que isso é fazer dele um perfeito "bad boy" , aí vocês não terão mais controle sobre ele.
Não estimule determinadas ações,  não deixe passar, converse e explique que a diversidade faz parte da natureza e o respeito por ela é imprescindível para se ter uma vida plena.
Lembram-se do caso terrível com o índio Pataxó? O que aconteceu aos infratores? Estão sofrendo em algum lugar ou já dormem tranquilos em suas imensas mansões, prontos para novos ataques (infantis)?
Em pleno Século XXI, mudança de comportamentos, tolerância com o diferente, tudo isso é falado, escrito quase que diariamente, mas no fim não há punição severa para os que cometem tamanha violência com o seu próximo.
Ouvindo hoje um psicólogo, o qual  foi claro ao dizer que trata-se da Síndrome do Príncipe, isto é, pais que passam a mão na cabeça dos adolescentes infratores, estudam em bons colégios e têm a vida fácil por ter dinheiro,  e que tudo compra, e ainda os pais alegam que foi "apenas" uma brincadeira de criança e que o corretivo seria dado, mas não é corretivo e sim punição severa como serviços em hospitais, ajudando a diminuir o sofrimento das pessoas; ir à abrigos e servir comida aos idosos e crianças abandonados. Essas seriam algumas formas de punição. A dica foi dada e cabe a cada um de nós deixar para o futuro homens dignos, éticos e melhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário