sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RIO DE JANEIRO - MINHA ALMA CHORA

RIO VOCÊ FOI FEITO PARA TODOS OS BRASILEIROS

Todos nós brasileiros amamos a Cidade do Rio de Janeiro, berço de nossa primeira Capital ainda no período da monarquia e depois da República, centro de todos os acontecimentos importantes que envolvem o nosso país, o primeiro Banco do Brasil, primeira Biblioteca, berço também de Machado de Assis, Noel Rosa, Tom Jobim, Chico Buarque e tantos outros igualmente importantes assim como o berço da Bossa Nova e de outros cantos, poesia aliada à exuberante paisagem, o testemunho da Lei que aboliu  a escravidão, ditava a moda e os costumes do Velho Continente e também de decisões importantes do mundo político que se abrigava no Palácio do Catete.
O Poder Central foi embora e  ele levou junto o que de melhor existia e fervilhava no Rio, que de um berço esplêndido passou a ser esquecido do Poder Público, ficando a sociedade marginalizada, sem escolas, sem cuidados que todos os povos têm direito e merecem viver de maneira digna. Os morros, que antes serviam de inspiração para os poetas, hoje são olhados com medo e desdém para os que possuem grande poder econômico, as grandes empresas que geravam empregos foram embora também e o povo, perdido vive na informalidade. A saúde, saneamento básico, moradia digna, emprego formal, tudo ficou para traz, ficando somente quatro dias para os cariocas serem e demonstrarem felicidade, mas lá no fundo da alma é a única maneira de mostrarem ao mundo que existem, através de seus criativos e fantásticos enredos de histórias mirabolantes, luminosas, ricas e com final muito feliz.
O Rio de Janeiro, apesar do Cristo estar lá permanentemente de abraços abertos, hoje está acuado, tanques nas ruas, policiamento ostensivo e o povo com medo.
Não, o Rio não merece toda essa tragédia acumulada por vários anos de completo descaso e hoje como diz a música ..".MINHA ALMA CHORA, VEJO O RIO DE JANEIRO, ESTOU MORRENDO DE SAUDADE...."


Nenhum comentário:

Postar um comentário