sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR - COMEMORAR O QUE?

Há muito tempo atrás, quando íamos à escola já tínhamos em mente que o professor não era nosso TIO, era alguém muito acima de nós, com cultura e saber capazes de transformar as nossas vidas, fazendo de nós pessoas com conhecimento e saber. Eram rígidos no tratar, mas com uma bagagem digna e prontos a nos auxiliar no que fosse preciso.
Infelizmente isso foi há muito tempo atrás, porque hoje os professores são tratados como iguais, não há respeito nem atenção no trabalho tão nobre que eles querem desenvolver, mas não conseguem.
Não conseguem porque os pais de hoje têm medo dos filhos e portanto os filhos não têm em casa o suporte necessário para enfrentar a vida escolar nem social.
Com as mães saindo para trabalhar, as famílias colocaram nas mãos da escola a obrigação de educar, ensinar, observar os filhos, tarefa que não compete à escola. Lá, nesse edifício que deveria ser considerado o santuário do saber, hoje é pichado por vândalos, violento, pois os alunos além de não quererem aprender nada ainda agridem outros alunos, professores e quem tiver pela frente e em alguns casos até com a conivência dos pais.
Nesse 15 de outubro não se tem nada para comemorar, o que  tem é  refletirmos sobre o  caos que é a educação em nosso país, abandonada e sem nenhuma luz no final do tunel.
Os professores continuam ganhando mal, não possuem condições de se reciclarem e nem ânimo para isso, pois quando dava aulas um aluno, na frente da classe me disse que a mãe dele ganhava mais do que eu e portanto estudar não compensava.
De qualquer forma, quem sabe um dia teremos motivos de sobra para comemorarmos o Saber e conseguirmos tirar a venda dos olhos dessa garotada que não tem ideia do que é ter conhecimento, por enquanto fica só a tristeza de vermos nossa juventude sem rumo nem objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário